Instituto Pensar - No Twitter, novos seguidores de Flávio Bolsonaro, Damares e Zambeli são robôs

No Twitter, novos seguidores de Flávio Bolsonaro, Damares e Zambeli são robôs

por: Mariane Del Rei 


Políticos aliados de Bolsonaro viram o número de novos seguidores crescer. Foto: Reprodução/CartaCapital

O aumento expressivo de seguidores de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos dias teve uma razão que fica cada vez mais clara: a explosão de contas robôs bolsonaristas na rede social. O BotSentinel, um perfil que opera no Twitter rastreando e desmascarando a criação em massa de perfis-robô, destrinchou em análise realizada nesta quinta-feira (28) o número de perfis inautênticos que inflou a lista de seguidores de parlamentares e ex-ministros de Bolsonaro.

Segundo levantamento feito pelo BotSentinel a pedido do Congresso Em Foco, 67,4% do total dos novos seguidores são de contas consideradas não autênticas, ou robôs. "Esse foi um movimento muito incomum. Todas essas contas foram criadas a partir do dia 25 e não apresentam nenhuma atividade?, avalia o pesquisador Christopher Bouzy, criador do Bot Sentinel.

Leia tambémTwitter pode virar "terra sem lei? com Elon Musk

Dados mostram que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) conseguiu 101.867 novos seguidores, sendo 54.483 considerados robôs (53,48% do total). Ela chegou a celebrar o número de novos supostos adeptos na rede social.

Quem também ganhou uma manada de seguidores não-autênticos foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente. Dos 75.702 novos seguidores, 46.868 eram robôs ? um percentual de 61,9%.

A ex-ministra Damares Alves, pré-candidata do Republicanos ao Senado no DF, e o ex-ministro Tarcísio Freitas, pré-candidato ao Governo de SP pelo Republicanos, também foram beneficiados com a chegada massiva de robôs.

Dos 60.217 novos adeptos de Damares, 39.863 são evidentemente inautênticos, enquanto os robôs dominam 77% dos novos seguidores de Tarcísio ? 64.765 entre os 83.244 ingressantes.

Por Lucas Rocha



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: